Porque não devemos soprar vela?
O médico explicou que ao assoprar um bolo é possível transmitir doenças, ainda mais porque as crianças não apenas assopram, mas, muitas vezes, cospem em cima do bolo que será comido por todos. Uma dica do especialista para evitar essa transmissão é não deixar a vela em cima do bolo na hora de apagá-la.
Jesus, como uma vela, se sacrificou no fogo de sua Paixão por nós. Ele, por excelência, é a vela que se consumiu em chamas de amor diante de Deus. Por isso uma vela acesa significa o ardor de uma alma que se dá amorosamente a Deus. A chama acesa da vela também representa a oração de um coração que mantém a fé viva.
O fogo, portanto, representa o lado espiritual, uma forma de comunicação com Deus e com tudo o que é divino, o que torna a ação de acender velas mais que uma simples “comunicação com o outro lado”: um ato de iluminação e, por consequência, de transformação e purificação da alma.
Soprar para apagar Assoprar faz com que as cinzas de espalhem pelo produto, afetando diretamente o aroma. Para fazer apagar, tampe o pote até que a chama se vá. Na hora de guardar, mantenha o recipiente fechado, para conservá-la livre da poeira.