Porque o leite corta o efeito da pimenta?
O mel e o açúcar são dois alimentos que se sobrepõem à ardência da pimenta, tomando conta do paladar e diminuindo o desconforto. Se possível, adicione um dos ingredientes no prato já pronto ou no preparo, o que combinar mais.
“O ideal é tomar um pouco de leite, em cuja composição há a proteína caseína, pela qual a capsaicina tem grande afinidade. Ela 'adere' mais à caseína se deslocando dos nociceptores presentes na língua”, explica. Há quem diga também que comer pão ajuda a acabar com o ardor que a pimenta em excesso pode provocar.
Como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar desta quarta-feira (12), a água espalha a substância irritativa e, por isso, o melhor a se fazer é comer um pão, que absorve essa substância, aliviando o desconforto.
Como tirar ardor de pimenta das mãos: dicas para acabar com a sensação de queimação
- Detergente. Não é exatamente uma novidade que o detergente é perfeito para dissolver óleos, e por isso mesmo ele é uma das melhores soluções para retirar a capsaicina das mãos.
- Óleo vegetal ou azeite.
- Álcool.
- Bicarbonato de sódio.
Carolina Reaper
A pimenta Carolina Reaper é considerada pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo. Originária de Carolina do Sul, nos Estados Unidos, é uma variedade da espécie Capsicum chinense, resultado de um cruzamento entre a Habanero e Bhut Jolokia que também estão no topo da lista das mais ardidas.