Porque o magistério acabou?
Desde o ano de 1996, o governo federal procura melhorar a qualidade do ensino nas instituições do país. Por isso, o curso deu lugar à Pedagogia, às Licenciaturas e à Formação Pedagógica. Portanto, não há uma faculdade de magistério, mas graduações de nível superior que você pode fazer para lecionar.
Este é um curso de nível médio que vinha formando o aluno para atuar plenamente como professor. Mas, a partir de 2020, o curso de Magistério não será mais aceito como qualificação, por exemplo, nos concursos públicos que abrem vagas para professores.
Nesse contexto, o curso de magistério foi naturalmente perdendo a força e, em seu lugar, surgiu a formação Normal Superior, mais tarde substituída pelo curso de Pedagogia.
Esse se refere ao curso superior na modalidade de licenciatura. Assim, o intuito é realizar a formação de professores. Diferente da situação de quem tem magistério pode fazer pedagogia, quem tem normal superior, já está graduado. Essa modalidade de curso surgiu em 1999.
No entanto, em um passado não tão distante, o magistério era um curso profissionalizante realizado junto ao Ensino Médio. Não era considerado um curso superior ou uma licenciatura, mas um curso de nível médio que permitia aos estudantes lecionar logo após a formatura do colégio.