Porque o nome da mãe vem primeiro?
Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência, seja alterada. Em alguns casos, inclusive, existe a inclusão do sobrenome dos avós.
Antigamente, ao realizar o registro de nascimento da prole, era de costume popular o ato de colocar somente o sobrenome do pai, ou, ainda, sempre posicionar o sobrenome paterno por último. Isso porque, na maioria das vezes, os sobrenomes mais utilizados são aqueles que ficam por último no nome.
O pai ou a mãe da criança têm até 15 dias para registrá-la, podem fazer em conjunto ou separado. Mesmo com a apresentação da Declaração de Nascido Vivo (que descreve um nome prévio mencionado pelos pais na maternidade) o que prevalece no cartório é o nome completo informado pelos genitores ou responsáveis no momento.
Atualmente é possível ter até 6 sobrenomes (no total). E é possível incluir sobrenomes avoengos através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado.