Porque o raio vale 1?
Como todas as linhas trigonométricas são quocientes entre duas medidas, o valor de cada uma delas se mantém inalterado quando elas passam de uma unidade para outra. Por isso não faz mal convencionar r=1.
Saiba que π radianos é igual a 180 graus. Antes de começar o processo de conversão, você precisa saber que π radianos = 180°, o que é equivalente a meia volta em um círculo. Isso é importante porque você usará 180/π como uma conversão métrica.
Quando falamos de um ângulo de zero graus, ao desenhar esse cenário no plano cartesiano obtemos as coordenadas (1;0) e por isso o valor do cosseno de zero é um. Assim, o cosseno de zero é um pois não há formação de um ângulo, apenas a projeção sobre o eixo das abscissas com valor igual a um.
No círculo trigonométrico do cosseno, o primeiro e quarto quadrantes são positivos, enquanto o segundo e terceiro quadrantes são negativos. No caso do seno, temos o primeiro e o segundo quadrante positivos, enquanto o terceiro e quarto quadrantes são negativos. Portanto, O seno de 90º é igual a 1.