Porque os idosos não sentem sede?
O que acontece é que os idosos perdem a capacidade de sentir sede com o passar dos anos. “No cérebro, existe um centro regulador dessa função que transmite a percepção de desidratação e de que é preciso ingerir líquidos. Nos idosos, a sensibilidade desse centro regulador está limitada.
Porém, nos idosos, esse mecanismo regulador vai se tornando cada vez menos eficiente. Por isso, essas pessoas têm mais dificuldade para perceber quando estão precisando se hidratar. Elas simplesmente não têm vontade ou sentem pouca necessidade de beber água. Mas, obviamente, não deixam de precisar do precioso líquido!
Quando o idoso se recusa a beber água, oferecer água de coco, chás, sucos ou vitaminas. Mas atenção às quantidades de açúcar e sódio das bebidas oferecidas. O idoso deve beber 2 litros de líquidos por dia. Para ajudar a controlar a quantidade, pode-se usar uma garrafa de 2 litros, ou duas de 1 litro.
A ausência de sede ocorre quando uma pessoa não sente vontade de ingerir líquidos mesmo quando está com uma baixa quantidade de água no organismo ou ingeriu uma dieta rica em sal.
De maneira clara: não há limite de idade, nem de percentual do patrimônio para ser vendido por uma pessoa idosa. Apenas quando a mesma já tiver indícios de incapacidade cognitiva é que o negócio jurídico pode ser contestado ou anulado.