Porque pagar no crédito?
Sem dúvidas, a principal vantagem utilizar o cartão de crédito é o prazo. Como a fatura do cartão é paga somente uma vez por mês, é possível realizar o pagamento até 40 dias após uma compra. Com esse prazo, você pode se planejar, poupar ou até deixar o dinheiro investido e ganhar uma renda extra por isso.
Dessa forma o consumidor utiliza o limite do cartão de crédito para quitar a conta de luz, por exemplo, e não corre o risco de ficar sem energia elétrica em casa ou mesmo de pagar juros, que muitas vezes são diários em concessionárias. Outra vantagem é que algumas instituições bancárias permitem parcelar o valor.
Abaixo de R$ 50 prefira o débito. Dessa forma, o dinheiro sai automaticamente da conta. E assim, você não corre o risco de ficar com a conta negativa. Acima de R$ 50 a sugestão é usar o crédito, porque a despesa vai vir apenas com a fatura.
A principal diferença entre as duas modalidades é a forma como o pagamento é feito. Na função débito, o dinheiro é debitado na conta do pagador no momento da compra, enquanto no crédito, o pagamento é processado na hora, mas a cobrança só é feita depois por meio da fatura.
A opção do débito não é ideal para compras por impulso, pois pode estimular ainda mais o ato de comprar, já que não vemos o dinheiro físico em nossa mão. A principal desvantagem do débito é cair no cheque especial, porque as taxas cobradas são altas.