Porque Paulo orou pela igreja de Efésios?
Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.
Mais tarde Paulo retornou a Éfeso e acabou encontrando alguns discípulos de João Batista. Paulo lhes anunciou as verdades de Cristo e eles foram batizados e receberam o Espírito Santo (Atos 19:1-7). Depois Paulo pregou com ousadia durante três meses na sinagoga judaica em Éfeso.
Nome: Assim conhecida por ter sido dirigida a igreja que estava em Éfeso. A carta aos Efésios foi escrita quando Paulo estava na prisão. O assunto principal da carta é o plano de Deus de unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que há no céu e na terra.
No livro de Efésios o apóstolo Paulo coloca isso de forma direta e simples. Nós devemos descobrir o que é agradável ao Senhor – isso resume o papel de cada cristão. Devemos ser puros em nossas ações e palavras. Como um verdadeiro filho de Deus, você deve agradar o Espírito Santo com suas atitudes na terra.
Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3). Paulo deu a entender que, como Timóteo era jovem, alguns membros duvidavam de sua capacidade de liderança (ver 1 Timóteo 4:12).