Porque rato e gato não combinam?
Especialistas indicam que os roedores levam vantagem na disputa, pois conseguem se esconder dos felinos. Pesquisadores apontam que, ao contrário da opinião popular, os gatos não são bons predadores de ratos – e não foi assistindo Tom e Jerry que eles chegaram a essa conclusão.
Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, constataram que roedores contaminados com o parasita – o protozoário Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose – deixam de exibir a aversão natural aos gatos e, em alguns casos, passam a se sentir atraídos pelo odor dos bichanos.
A relação ecológica entre gato e rato é o predatismo ou predação.
Talvez a maioria imagine que os ratos têm medo e fogem dos gatos por causa de suas afiadas garras ou por sua conhecida agilidade, mas não é assim… eles têm medo da saliva. Um novo estudo revela que os gatos e outros predadores produzem uma substância química na saliva que aterrorizam os ratos.
Se 1 gato come 4 ratos por dia, em 4 dias ele irá comer: 4 x 4 = 16 ratos.Se 1 gato come 16 ratos em 4 dias, 4 gatos irão comer: 4 x 16 = 64 ratos.