Porque se chama luta Greco-romana?
A luta greco–romana é um dos esportes mais antigos do mundo, e apresenta este nome por ser um tipo de luta que era praticada na Grécia Antiga.
A modalidade de lutas olímpicas e dividida em duas vertentes: estilo livre e greco–romana. A diferença entre as duas, porém, é muito simples de ser entendida. Os praticantes de greco–romana não podem utilizar as pernas para aplicar os golpes, enquanto o estilo livre permite o uso dos membros inferiores.
Napoleão Bonaparte
Inspirada na Luta Livre praticada na Grécia Antiga, a moderna Luta Greco–Romana surgiu na França, no século XIX, criada por um dos soldados de Napoleão Bonaparte.
A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades. O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco–romana.
Na luta greco–romana, são permitidos apenas golpes da linha da cintura para cima. Os lutadores só podem utilizar os braços para derrubar o adversário. A modalidade é praticada apenas por homens e está dividida em seis categorias, de acordo com o peso dos lutadores.