Quais empresas brasileiras atuam na Rússia?
O fluxo de negócios entre Brasil e Rússia passou de US$ 7 bilhões no ano passado, acima dos US$ 4,2 bilhões registrados em 2020. Os principais produtos exportados para Moscou são soja, carnes de ave e bovina, café e açúcar.
As empresas de tecnologia americanas Apple e IBM, as empresas de software Microsoft e Oracle e os fabricantes de chips Intel e AMD estão entre as principais empresas que abandonaram o país após a imposição de sanções ocidentais.
Apple, Disney, Boeing, Ford e outras anunciaram medidas para tentar impedir o avanço das tropas de Vladimir Putin. A invasão russa à Ucrânia vem desencadeando uma série de sanções internacionais.
Considerando os critérios da Forbes, a Petrobras – por exemplo -, maior empresa brasileira em 2019 e 2020, perdeu o primeiro lugar para o Itaú Unibanco e caiu para o 4º lugar.
A soja é o principal produto exportado para a Rússia, porém nos últimos anos entrou em discussão uma pausa nas exportações de soja devido a grande quantidade de agrotóxicos que normalmente são introduzidos no cultivo da planta. As exportações de carne bovina caíram para a 6º colocação no ano de 2021.