Quais os tipos de mobilização?
Pode também ser definida como “ato pelo qual se põe em movimento um membro ou articulação com problemas, que pode ser uma mobilização passiva, quando executada pelo profissional, ou ativa, se executada pelo próprio utente” (Rey, 1999, p. 514).
Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau III: mobilização de grande amplitude que chega a barreira restritiva; Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega a barreira restritiva; Grau V: …
A mobilização passiva é uma técnica de terapia manual passiva, realizada pelo fisioterapeuta, que exige habilidade, podendo ser aplicada às articulações e aos tecidos moles relacionados com velocidades e ADM variadas, com movimentos fisiológicos ou acessórios terapêuticos.
O ideal é fazer os exercícios de mobilização antes dos alongamentos, sendo que todos os exercícios devem ser repetidos lentamente com a duração de 1 minuto. Nesse encontro é muito importante observar os movimentos feitos pela Fisioterapeuta e tentar repeti-los. Não saia com dúvidas. Peça para repetir, se necessário.