Quais são as aplicações de um GPS?
As aplicações crescem a cada dia: navegação aérea, marítima e terrestre, mapeamentos urbanos e rurais, agricultura de precisão, segurança contra furto de veículos, localização de incêndios, apoio na definição de trilhas, rallys, etc.
Para atingir seus objetivos o Sistema GPS foi estruturado em 3 segmentos distintos – Segmento Espacial, Segmento de Controle e Segmento do Usuário.
Os satélites (são 24 que funcionam em uma rede) e os receptores GPS possuem um relógio interno que marca as horas de forma bem rigorosa, em nanossegundos, ou seja, na bilionésima parte do segundo. Então quando um satélite emite um sinalzinho, o receptor GPS também recebe instantaneamente, em forma de rádio.
O GPS funciona a partir de uma rede de 24 satélites na órbita próxima da Terra. Estes, por sua vez, trocam sinais com o seu dispositivo e, a partir disso, são capazes de dizer onde você está na superfície da Terra.
O GPS é um sistema de navegação por satélite a partir de um dispositivo móvel, que envia informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição climática. Originalmente, o GPS foi criado em 1973 para facilitar os sistemas de navegação.