Quais são as fases do nado borboleta?
Esse nado requer uma ondulação para cima e para baixo do corpo, os quadris devem se elevar acima da superfície durante a batida para baixo da primeira pernada e abaixarem um pouco abaixo da superfície durante a batida para cima subsequente. A cabeça deve entrar na água quando as mãos entram, mas não excessivamente.
O ciclo completo da braçada tem quatro fases: entrada da mão na água até o apoio, puxada, empurrada e recuperação. A entrada faz parte da fase aquática não-propulsiva. Puxada e empurrada ocorrem na fase aquática e são movimentos propulsivos, e a recuperação corresponde à fase aérea não-propulsiva.
2:257:35Clipe sugerido · 58 segundosAPRENDA O NADO BORBOLETA ! NATAÇÃO (RAIA 45) – YouTubeYouTubeInício do clipe sugeridoFinal do clipe sugerido
Conheça as principais características da técnica: – As braçadas também são simultâneas entre si; – A cada ciclo de braçadas, faz-se duas pernadas; – O ciclo de pernadas é composto por: pernada leve + ondulação + pernada forte; – As pernadas acontecem em tempos específicos: de entrada e saída dos braços na água.
O ciclo completo deste nado envolve 2 pernadas e uma braçada. Além disso, uma de suas principais características é que não há compensação de ombros, ou seja, o nadador não realizará o movimento rotatório da parte superior e inferior do corpo quando ocorrer a passagem da água.