Quais são as principais características dos peixes?
Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.
Os peixes ósseos apresentam diversas características que os distinguem dos cartilaginosos, como a presença de um endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, respiração por meio de brânquias e uma bexiga natatória.
Podem ser classificados em três grupos principais: ágnatos (agnatha), os ósseos (osteíctes) e os cartilaginosos (condrictes). Os ágnatos caracterizam-se por não possuírem mandíbula e apresentarem uma boca circular. Além disso, apresentam esqueleto cartilaginoso e notocorda que perdura por toda a vida.
Ele nada em águas turbulentas, sendo levado pela corrente, sem saber realmente por que e como, pois ele é indeciso e tímido, evasivo e irresponsável. Falta muito realismo a ele, a neblina, o marasmo, o caos, a depressão e a tristeza são o seu negócio… Assim, devemos sempre desconfiar das águas paradas!