Quais são as três lei de Newton?
Também conhecida como “lei da ação e reação”, essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas. Assim, o enunciado da terceira lei diz que: A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.
1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.
As três leis de Newton foram publicadas pela primeira vez em 1687 por Isaac Newton (1643-1727) na obra de três volumes "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica).
A segunda lei de Newton caracteriza-se pelo princípio fundamental da dinâmica e diz que se aplicarmos força sobre um objeto, ele produzirá um movimento em que a aceleração é proporcional à massa. A força resultante é uma grandeza vetorial, portanto ela possui módulo, direção e sentido.
São, no total, três leis, sendo a primeira e a segunda as mais importantes. A primeira lei diz que a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa através da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação (ΔU = Q – T).