Quais são os acordes dominantes?
COMO SABER QUAL É O ACORDE DOMINANTE? Os acordes dominantes geralmente são explicados como o 5º grau do campo harmônico. Da mesma forma acontece com a nota dominante, que é o 5º grau da escala. O acorde de G (sol) é a tônica enquanto que o acorde de D (ré) é o dominante, sempre seguindo essa regra do 5º grau.
Nota dominante é, em teoria musical, a quinta nota de uma escala tonal diatônica. Por exemplo, na escala de dó maior (que corresponde às teclas brancas do teclado moderno, começando em dó), a nota ou grau dominante é sol.
Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol. Basta que você aperte (ou deixe soar) essas notas no seu instrumento que você terá o acorde de Dó maior. Portanto, o acorde de Fá menor é formado pelas notas Fá, Lá bemol e Dó.
Chamamos isso de Função Dominante. Qualquer uma das quatro funções (percepção, intuição, pensamento ou sentimento) pode ser dominante, mas para cada tipo de personalidade existe apenas uma função dominante e ela sempre permanece a mesma.