Quais são os problemas do metaverso?
O metaverso poderá nos expor aos mesmos enfrentamentos atuais das redes sociais convencionais, problemas que já existem em plataformas conectadas à realidade virtual, muitas vezes usadas para a disseminação de discursos racistas e mentiras de todos os níveis.
O lado negativo dessa Era é o oligopólio de empresas e insegurança de dados. Web 3.0 – Era da descentralização e privacidade – Em um futuro próximo usuários irão poder criar, controlar e ganhar dinheiro na internet.
Os personagens digitais que serão criados para viver neste ambiente serão providos de visibilidade e projeção sem controle de seus usuários. Ou seja, poderão perambular pelos mundos digitais, correndo o risco de serem vítimas de sabotagem, extorsão e até mesmo a implementação de malwares.
Por meio do metaverso, as pessoas poderão utilizar avatares para ter uma vida social e até adquirir bens em uma realidade na internet. Em outubro de 2021, o CEO da Facebook, Mark Zuckerberg, decidiu alterar o nome da empresa onde é presidente para Meta.
O conceito do metaverso literalmente cria um novo mundo que pode ser acessado virtualmente. Ou seja, esse fato cria diversas novas oportunidades para empresas e empresários do mundo inteiro. Logo, elas podem alavancar as suas marcas dentro da realidade simulada.