Quais são os tipos de estrutura?
Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial. A estrutura divisional é adequada para organizações com unidades de negócios distintas, enquanto uma estrutura funcional é baseada nos deveres de cada cargo.
Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.
A estrutura simples costuma ser caraterizada mais pelo que não é do que pelo que é. Desta forma, ela não é elaborada e possui um baixo grau de departamentalização. Tem uma grande amplitude de controlo, pouca formalização e uma autoridade centralizada numa única pessoa.
A hierarquia em uma empresa sempre é dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso as vezes aconteça inconscientemente, são eles o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional.
As estruturas são classificadas em função do número de reações de apoio ou vínculos que possuem. Cada reação constitui uma incógnita a ser determinada. Estruturas isostáticas são aquelas cujo número de reações de apoio ou vínculos é igual ao número de equações fornecidas pelas condições de equilíbrio da Estática.