Quais são os tipos de verrugas?
As verrugas anogenitais são as mais perigosas, e há vários tipos de sorotipos de HPV que podem causá-las. A transmissão deste tipo ocorre através da relação sexual, por isso é imprescindível usar preservativos. Mães que possuam a doença não devem dar fazer parto normal, uma vez que a chance de infecção pode ser grande.
Verruga vulgar: é o tipo mais comum. Geralmente caracteriza-se por uma pápula irregular, endurecida e áspera. As lesões podem ser única ou agrupadas e são frequentemente encontradas em áreas sujeitas a maior trauma. Verruga filiforme: apresentam-se de forma fina e alongadas, em geral isolada ou pouco numerosas.
Verrugas comuns (verrugas vulgares) são causadas pelo HPV tipos 1, 2, 4 e 7 e, às vezes, outros tipos em pacientes imunodeprimidos (p. ex., 75 a 77) Em geral, são assintomáticas, mas, às vezes, causam dor leve se estiverem localizadas em uma superfície que sofra pressão por peso, como a região plantar.
As verrugas são causadas por um vírus, o papilomavírus humano (HPV). Esse vírus pode entrar na pele do paciente por meio de uma microlesão ou machucado, que pode ou não ser invisível aos olhos. Assim, o vírus se instala nesse ponto e a verruga começa a crescer como a conhecemos.