Qual a diferença entre cartel e holding?
Os cartéis, trustes e holdings objetivam eliminar a livre concorrência do mercado e aumentar o lucro das empresas capitalistas. No final do século XIX, alguns países europeus (como a Inglaterra, França e Alemanha) tiveram uma aceleração na industrialização e, consequentemente, uma ascensão na concentração de capital.
Enquanto o truste é uma união vertical ou horizontal de empresas de um mesmo segmento, o cartel é um apenas um acordo entre diversas empresas independentes. Elas atuam principalmente para combinar preços e agir em conjunto no intuito de dominar um mercado.
O cartel é um acordo de cooperação entre empresas que buscam controlar um mercado, determinando os preços e limitando a concorrência… Os cartéis prejudicam os consumidores, pois aumentam os preços e restringem a oferta de produtos ou serviços, ou inviabiliza a aquisição deles.
O que é cartel? Quando duas ou mais empresas atuantes em um mesmo segmento de produção e mercado estabelecem acordos – geralmente secretos – com o objetivo final de controlar as ofertas e os preços dos produtos de ambas, chama-se cartel.
Uma holding, portanto, nada mais é do que uma empresa constituída com um fim específico: ser dona de outras empresas ou ser detentora de investimentos diversos (imóveis, aplicações financeiras etc).