Qual é a diferença entre conflito e confronto?
No conflito, as pessoas estão dispostas a defender seus pontos de vista, mas sempre com a intenção de preservar a continuidade da relação. No confronto existe sempre o componente hostil, em que as pessoas se opõem no plano pessoal.
As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões.
Pessoas que passam por momentos difíceis, de crise na carreira, dificuldades pessoais, falta de motivação e outros como estes, podem externar isso de uma forma que atrapalhe a colaboração do grupo, gerando conflitos no trabalho em equipe.
“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009).
Na linguagem cotidiana, o uso mais comum de confronto refere-se a um enfrentamento ou oposição. Um sociólogo pode afirmar que, em uma determinada cidade, há um confronto entre a tradição e modernidade.