Qual a história da Tampa?
Tudo começou com um cientista de origem suíça chamado Johann Jacob Schweppe, responsável por criar o primeiro produto que precisaria de uma tampinha para ser bem conservado. Após se mudar para a Inglaterra, ele desenvolveu a primeira bebida gaseificada para uso comercial, que começou a ser vendida no país em 1782.
Em 1928, um italiano chamado Domenico Rosati (que depois de imigrar para os EUA mudou o nome para Dominick) requereu a patente de um saca-rolhas que chegou até nossos dias com o apelido de “Borboleta”, facilitando bastante a extração da rolha.
ca·ri·ca ca. 1. Tampa circular, metálica e sem rosca, que veda garrafas de refrigerante ou de cerveja (ex.: a pressão é mantida pela carica da garrafa). [Equivalente no português do Brasil: chapinha.]
Elas são coloridas, pequenas e têm uma função importante que é tampar garrafas de todo o tipo, protegendo seu conteúdo. Mas depois que as garrafas são abertas, elas perdem a utilidade e ficam abandonadas pelas ruas, calçadas, areias da praia, rios, oceanos…
Pessoa imprestável, nojenta, repugnante, imunda.