Qual é a importância da vela?
A vela representa o princípio criador: a luz do sol, que dá vida a tudo, e favorece a transmutação das energias, isto é, transforma a energia dos pedidos na concretização dos mesmos, dando-lhes força e calor. É por esse motivo que mesmo os rituais mais simples incluem, quase sempre, uma vela acesa.
A chama acesa da vela também representa a oração de um coração que mantém a fé viva. Mas também representa a fé de toda a Igreja, da qual todos nós fazemos parte. Quando uma vela é abençoada por um sacerdote, ela se torna um sacramental, ou seja, seu uso passa a ser para as coisas sagradas.
As velas foram criadas pelos romanos a partir de 500 a.C. Estas eram verdadeiras velas imersas e feitas em sebo. Os primeiros registros de velas feitas de gordura de baleia na China remontam à dinastia Chin (221-206 a.C). Na Índia, a parafina da canela a ferver foi usada para a fabricação de velas nos templos.
Ela não tem combustível suficiente para ficar acesa durante o período de 7 dias, a parafina pode estar rachada ou o pavio pode não suportar a combustão. Mas nem sempre uma vela que apaga é mal feita ou ficou exposta ao vento. Às vezes é mesmo uma mensagem.