Qual a lógica dos números dos ônibus?
1º algarismo: de 1 a 9 indica o ponto inicial da linha. 2º algarismo: 0 = passa pelo centro; de 1 a 6 não é integrada ao Metrô; 7 = integrada ao Metrô. 3º algarismo: de 1 a 9 indica o ponto final da linha. 4º dígito: letra de A a Z que indica a linha.
Depende da cidade, claro, mas também depende de quando as linhas foram criadas. Depende da cidade, claro, mas também depende de quando as linhas foram criadas. Em São Paulo, por exemplo, o sistema de numeração surgiu na década de 1970.
As linhas com três números e uma letra eram linhas do antigo sistema diametral, que ligavam regiões diferentes. O dígito no meio também indicava o tipo de serviço. Por exemplo, digito 7 mostrava que a linha passava perto de alguma estação de Metrô. Se no meio houvesse zero, o ônibus passava bem pelo centro.
O Google Maps possui uma ferramenta para ajudar os usuários que utilizam o transporte públicos nas cidades. O serviço de mapas apresenta, na tela do navegador de Internet, quais ônibus param em um determinado ponto. Além disso, é possível verificar os horários de embarque e itinerário do coletivo.
Como encontrar o melhor trajeto no Moovit
- Baixe o aplicativo Moovit (Android | iOS) em seu celular e, ao abri-lo, dê a permissão para que ele acesse a sua localização;
- Na aba inicial, o app de mobilidade urbana é capaz escolher a melhor rota através de ônibus ou trem;