Qual a mensagem da Chama Olímpica?
O que é e o que significa a Tocha Olímpica: Também conhecida como Chama Olímpica, esta é uma referência ao episódio da mitologia grega que narra o roubo do “fogo sagrado” de Zeus (deus dos deuses) por Prometeu para que pudesse ser entregue aos seres humanos.
O acendimento da tocha Para manter a tradição da origem dos Jogos Olímpicos, a cerimônia de acendimento é feita perto de onde ficava o templo da deusa Hera, em Olímpia. Mulheres vestidas como as antigas sacerdotisas usam espelhos para refletir os raios solares e acender a chama da Tocha Olímpica.
Originalmente, uma tocha ou archote era uma fonte portátil de fogo usada como fonte luminosa, habitualmente consistindo de um pau com um dos seus extremos envolto num pedaço de pano empapado de breu e/ou algum outro material inflamável, em tempos em que não existia luz elétrica.
A Chama Olímpica só começou a fazer parte da tradição dos Jogos da Era Moderna em Amsterdã-1928. A inspiração para usar o fogo como símbolo da competição veio da Grécia Antiga. Na antiguidade, ele tinha um caráter quase sagrado e ficava aceso os templos de Zeus e Hera durante as Olimpíadas da época.