Qual a missa mais longa do ano?
Sábado de Aleluia
No decorrer do Ano Litúrgico, a maior Missa e mais importante é a que se celebra na noite do Sábado de Aleluia, chamada Vigília pascal, que possui uma estrutura diferente de todas as outras.
A Vigília Pascal, era antigamente à meia-noite, mas depois foi mudada para ser a partir das 20 horas, no entanto, ela não pode começar antes do início da noite e deve terminar antes da aurora do domingo. É considerada “a mãe de todas as santas Vigílias” (S. Agostinho, Sermão 219: PL 38, 1088.
A Noite Pascal tem, como toda celebração litúrgica, duas partes centrais: A Palavra: nesta celebração as leituras são mais numerosas (nove, ao invés das duas ou três habituais).
Encenação da Paixão de Cristo em São Carlos. Foto: Reprodução Na sexta-feira (15) acontece a meditação do momento mais provatório da vida de Jesus, a sua paixão e morte. A celebração tem duração de três horas e traz seus últimos momentos antes da morte na cruz.
A Missa de Réquiem, onde o celebrante roga a Deus pela alma daquele que faleceu com o corpo presente ou por períodos de falecimento, sétimo dia, 30 dias e daí por diante de ano em ano.