Qual é a teoria de Locke?

Qual é a teoria de Locke?

Qual é a teoria política e econômica elaborada por Locke?

A filosofia política de Locke fundamenta-se na noção de governo consentido, pelos governados, da autoridade constituída e o respeito ao direito natural do ser humano — à vida, à liberdade e à propriedade.

Que tipo de governo Locke defendia?

É importante reter que sua teoria política deixou grande contribuição ao desenvolvimento do liberalismo, principalmente na noção de Estado de Direito. Locke aborda o “direito à rebelião” detalhadamente nos últimos capítulos de sua obra Segundo Tratado do Governo Civil.

O que o filósofo Locke questionava?

Nesse sentido, Locke questiona o surgimento das ideias inatas – teoria que supõe que os conhecimentos são inatos ao homem – e propõe que o contato e a experiência com a natureza auxiliam na formulação de sua própria maneira de ver, agir e pensar o mundo.

Quais são as ideias fundamentais de John Locke?

A principal ideia de John Locke era a defesa da liberdade intelectual e da tolerância. Ele foi o precursor de ideias liberais que foram florescer no iluminismo francês no séc XVIII. Locke foi crítico da teoria do direito divino dos reis que Hobbes defendia.

Qual a frase mais importante de John Locke?

"Onde não há lei, não há liberdade." (Locke) John Locke (1632-1704) acredita que o Estado surge para garantir, através das leis, os direitos naturais dos indivíduos, principalmente, o direito natural à propriedade. Esta teoria serviu de base para o desenvolvimento do liberalismo.