Qual a vacina que deixa a marca no braço?
A pequena cicatriz que se forma no braço direito é uma reação natural do corpo à bactéria Mycobacterium bovis. Esse é o microrganismo que causa a tuberculose e que está presente de forma controlada na vacina para gerar a imunização. Em média, essa marquinha pode demorar até 6 meses para aparecer.
E se a marquinha não aparecer, Dra? Se não aparecer significa que não tem problema. Não vai interferir na imunidade ou proteção do seu bebê contra a tuberculose. Afinal, a vacina foi aplicada, existe o registro da vacina, o qual comprova a sua aplicação e, está tudo bem!
A marca no braço da vacina BCG Assim que a vacina é aplicada, o corpo humano começa a desenvolver uma série de reações para se proteger desse bactéria. Essa disputa entre os anticorpos, já presentes no organismo, e os componentes da vacina, levam ao surgimento dessa ferida no local da aplicação.
A vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
O PNI (Programa Nacional de Imunizações) passou a seguir o posicionamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) de não revacinar as crianças que não desenvolveram cicatriz vacinal, independente do tempo transcorrido após a vacinação. A OMS afirma que a ausência da cicatriz não é indicativo de falta de proteção.