Qual é a vantagem do MVP?
Para a aplicação do MVP é importante seguir passos fundamentais e profissionais para ajudar a empresa a validar o produto e sua proposta de valor.
- 1 – Formulação de hipóteses.
- 2 – Conheça o mercado.
- 3 – Estabeleça métricas.
- 4 – Avalie as funcionalidades.
2 de dez. de 2020
O MVP traz grandes vantagens para o desenvolvimento de softwares. Ele cria um ambiente com menos incertezas, no qual os profissionais podem contar com mais segurança ao criar um produto, uma vez que os clientes e demais envolvidos no projeto já terão uma visão abrangente do que será entregue.
O MVP é uma metodologia que permite testar uma ideia de produto ou serviço ainda em fase de desenvolvimento, o que reduz significativamente os riscos envolvidos – entre eles, a salvaguarda do investimento.
Ele permite mostrar qual é a visão da startup, mensurar a receptividade dos clientes e do mercado e testar diversas hipóteses previamente formuladas, sobre o produto e todos os aspectos do negócio. E tudo isso por meio de feedback do seu público, que guiará a evolução do projeto.
A ideia por trás do MVP é desenvolver uma versão de teste do seu projeto, com o mínimo de investimento financeiro e de tempo, mas capaz de entregar os mesmos valores do produto finalizado. Dessa forma, a ideia pode ser testada e, se aprovada, toda a estrutura necessária para o desenvolvimento é aplicada.