Qual bicho que come maracujá?
O maracujazeiro pode ser atacado por diversos insetos, como a mosca-das-frutas, cujas larvas se alimentam da polpa, causando a queda de maracujás murchos e podres. Em área com poucas plantas, apanhe e enterre os frutos atacados para cortar o ciclo da praga e impedir sua multiplicação.
Pessoal, as principais pragas são as lagartas desfolhadoras, os percevejos e a mosca das frutas.
No controle químico, de 15 em 15 dias, use isca tóxica composta de 500 gramas de açúcar mascavo, inseticida e 10 litros de água. O inseticida deve ser registrado para a cultura do maracujá, cujo receituário precisa ser elaborado por um engenheiro agrônomo.
O controle preventivo das pragas do maracujá é imprescindível para se obter boa produtividade da cultura, bem como evitar prejuízos ao produtor. Existem alguns defensivos bastante eficientes como o Cartap, o Thuricide, o Thiobe, o Lebaycid e o Fention.
Geralmente, são utilizados produtos à base de clorfenapir e cloridrato de cartape. A dosagem, o modo de aplicação e o período de carência devem ser prescritos por engenheiro agrônomo. Alguns produtores preferem o controle biológico, com inseticida à base de Bacillus thuringiensis.