Qual cidade foi engolida por um vulcão?
Pompeia hoje A cidade é, atualmente, um importante centro turístico da Itália. O destino de Pompeia ficou esquecido durante séculos, mas foi redescoberto a partir do século XVIII, quando escavações, ordenadas por Carlos III (rei espanhol), descobriram os restos da cidade.
Pompeia ou Pompeios foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade.
A erupção do Monte Vesúvio, considerada uma das catástrofes mais famosas da história, foi responsável por dizimar toda a população local da cidade italiana de Pompeia no ano de 79 d.C. E não levou mais do que o terço de uma hora para fazê-lo.
Oceano Pacífico
O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado no Oceano Pacífico Sul, expeliu água o suficiente para encher mais de 58 mil piscinas olímpicas, e o evento foi considerado mais potente que a bomba de Hiroshima.
Cerca de 15.000 a 20.000 pessoas moravam em Pompeia e Herculano, e a maioria sobreviveu. Os projetos de infraestrutura pública que apareceram naquela época, também forneceram pistas sobre o reassentamento, já que provavelmente foram feitos para abrigar os refugiados.