Qual e o menor ser vivo que se conhece até o momento?
Os pesquisadores as chamam de nanobes. O "nano" vem de seu comprimento, de 20 a 150 nanômetros (bilionésimos de metro). Esses seres são menores que células, que fungos, que as mais diminutas bactérias conhecidas e quase do tamanho de vírus.
As bactérias são seres vivos microscópicos formados de uma única célula. Elas estão entre os menores seres vivos da Terra. Como as bactérias são invisíveis a olho nu, é difícil notarmos a presença delas.
Descobertos em 1996, no fundo do mar, os nanobes foram descritos como uma das menores formas de vida conhecidas. Eles têm entre 20 e 150 nanômetros – são quase tão pequenos quanto um vírus.
Chlamydia
A Chlamydia, a menor bactéria do mundo, mede cerca de 0,2 micrômetro (1 micrômetro equivale à milionésima parte de um metro). Para ter uma noção de como é pequena a Chlamydia, uma pessoa resolveu descrever o tamanho da bactéria na unidade milímetro.
Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras. Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros. A Água e as pedras são seres não vivos.