Qual era a maior virtude para Sócrates?
Para Sócrates a virtude está enraizada no conhecimento. Que o máximo que uma pessoa poderia almejar como objetivo de vida seria se tornar uma pessoa virtuosa. A virtude segue três etapas, a saber: ser bom em alguma coisa, posteriormente a excelência na ação e chegando a bondade moral.
A virtude filosófica tem em Platão seu maior artífice. Para Ele são Virtudes Cardeais: Prudência (sabedoria), Justiça, Temperança e Fortaleza (coragem e força). Aristóteles afirma que “a virtude está no meio.” O filósofo dizia que a virtude é o meio termo entre o muito e o pouco.
O saber que a virtude implica é um saber que não se adquire como o conhecimento da gramática, ele implica todo um trabalho de conversão interior que ninguém pode fazer por nós, mas de que o filósofo pode fazer-nos descobrir a urgente necessidade (BRUN, 1984, p.
Ao conceituar justiça Aristóteles a definiu como virtude completa e que por isso, a justiça é muitas vezes considerada a maior das virtudes e mais plena.
A primeira virtude do filósofo, dizia Platão é o espanto (thaumázein, em grego) a curiosidade insaciável, a capacidade de admirar e problematizar as coisas. Intérprete essa afirmação relacionando-a com o que você entendeu sobre "a importância de duvidar" e "perguntar é a atitude filosófica".