Qual era o interesse da França na Argélia?
O interesse dos franceses na Argélia era, claro, manter o domínio colonial e o sistema de exploração econômica que haviam construído na Argélia, resistindo às mudanças.
Acontece que por volta de 1795-1796 a França havia comprado trigo de dois mercadores judeus, que por sua vez possuíam dívidas com Hussein Dey. Assim, os mercadores não pagariam a dívida ao governante otomano até que os franceses pagassem o que deviam.
Vários colonos franceses sentem-se traídos pelo general e fundam a OAS (Organização do Exército Secreto) que impôs uma política terrorista com orientação de extrema direita com atentados na França e na Argélia. Em 1961, este grupo e alguns generais franceses tentam um golpe na Argélia contra a França.
A França era anteriormente conhecida pelo nome de Gália, povoada pelos gauleses, um povo celta de origem indo-européia. Os gauleses celtas estrelaram as civilizações de La Téne e Vix. No sul da Gália, os gregos (jônicos) se estabeleceram, que fundaram Massalia (Marselha), Agde, entre outros (s. VIII-VI a.C.).