Qual exame detecta a encefalopatia?
Como se diagnostica encefalopatia hepática?
- Alteração do sono: paciente dorme de dia e fica acordado a noite (ou seja, alteração do ciclo sono-vigília), também podendo apresentar sonolência excessiva;
- Alteração do nível de consciência: pode ser desde uma desorientação temporo-espacial, confusão, esquecimento e até coma;
A encefalopatia é causada pelas toxinas provenientes da alimentação em que o próprio fígado não consegue eliminá-las, ou seja, o sangue que vem do sistema digestivo é desviado do seu caminho normal e vai direto para a circulação geral, sem antes passar pelo fígado.
A encefalopatia hepática, também conhecida como coma hepático, é uma perturbação pela qual a função cerebral se deteriora devido a altas quantidades de substâncias tóxicas presentes no sangue – substâncias estas que deveriam ter sido eliminadas pelo fígado.
Alimentos integrais e ricos em fibras para auxiliar no funcionamento do intestino, evitar carne bovina, evitar a desnutrição, utilizar probióticos, entre outras condutas irão ajudar a amenizar os sintomas da encefalopatia. Se possível procure também um nutricionista especialista nesta área.
Diagnóstico da encefalite Geralmente, é realizado um exame de ressonância magnética (RM) e punção lombar. e um tumor cerebral. Ele pode ter origem no cérebro ou ter se espalhado (metástase) para o cérebro a partir…