Qual foi o problema tratado em Trinidad e Tobago pela ONU?
Por instâncias de Chávez, o Tratado envolveu apenas os Estados, excluindo as petrolíferas estrangeiras. O acordo previa a cooperação regional e a concessão de subsídios aos países mais pobres, cláusula que, entretanto, foi rejeitada por Trinidad e Tobago (maior produtor local) e Barbados.
Trindade e Tobago possui muitos recursos naturais e as principais indústrias são a química e a petroquímica. O turismo local tem um grande potencial de expansão em função de apelos ecológicos e culturais: paisagem exuberante em flora e fauna, arquitetura colonial e um colorido sincretismo cultural.
A ilha de Trinidad, avistada em 1498 por Cristóvão Colombo, foi colônia espanhola até a criação do Tratado de Amiens, de 1802, quando passou para o domínio inglês. Tobago só foi ocupada por colonizadores europeus em 1632, com a chegada dos holandeses.
Trinidad e Tobago manteve um alto Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (0,758) e, no Rela- tório sobre Desenvolvimento Humano de 2010, ocu- pou a 59ª posição entre os 169 países do mundo (6).