Qual o acorde mais triste?
É o caso do intervalo entre as notas dó e mi: Sempre que tiver um intervalo de terça maior (dois tons), a sonoridade será mais viva. Apenas modificando a terça, tornando-a uma terça menor (um tom e meio), você altera completamente o efeito do acorde, fazendo-o ficar mais triste ou melancólico.
Na cultura ocidental, faixas executadas em momentos divertidos ou de alegria, ou mesmo em grandes celebrações, são tradicionalmente escritas em escala maior – um exemplo é a clássica marcha nupcial de Mendelssohn, ou então a própria melodia do Parabéns a Você.
Na tonalidade de Lá Menor, o melhor substituto da subdominante Dm é o acorde de F. Este acorde é chamado de “subdominante Relativa” (Fá Maior é relativa de Ré Menor – a fundamental fá está uma 3ªm acima da fundamental ré).
Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol. Basta que você aperte (ou deixe soar) essas notas no seu instrumento que você terá o acorde de Dó maior. Portanto, o acorde de Fá menor é formado pelas notas Fá, Lá bemol e Dó.
É o trítono, um som pra lá de dissonante obtido quando determinadas notas são tocadas simultaneamente. Esse intervalo musical pode ser obtido a partir de variadas combinações de notas, mas o resultado é sempre um som carregado de tensão.