Qual o impacto das tampinhas na natureza?
Resistente, o plástico leva em média 400 anos para se decompor e ainda libera gases tóxicos que podem afetar o solo, a água e o ar, prejudicando alimentos, animais causando doenças nas pessoas. Já o papel, por exemplo, demora de 3 a 6 meses para se decompor.
Estima-se que resíduos de embalagens provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. A produção da embalagem envolve gasto de energia e de matérias primas. Em muitos casos, a fabricação gera subprodutos nocivos e poluição.
Aumento da poluição das ruas Algumas pessoas fazem pior do que não encaminhar as garrafas PET para a reciclagem e simplesmente descartam o lixo diretamente nas ruas. Quando isso acontece, o material polui as cidades e contribui diretamente para o aumento das enchentes e a formação de lixões em terrenos baldios.
15 anos
Só não vale deixar na natureza, pois o tempo de decomposição de uma tampinha plástica no meio ambiente é de 15 anos!!! Essas tampinhas, por serem pequenas e coloridas, também podem ser aproveitadas em atividades artesanais, decorando trabalhos produzidos em escolas e em cursos de trabalhos manuais.
O plástico acaba sendo “vilão” do meio ambiente simplesmente por conta do descarte inadequado. Quando reciclado, o material continua com uma vida útil muito longa e pode reduzir drasticamente os danos à natureza.