Qual o nome da doença que a pessoa não engorda?
Por que as pessoas comem muito e não engordam? Segundo a médica do esporte, Ana Paula Simões, a tendência a engordar ou emagrecer é algo imutável geneticamente. “A genética altera a célula conhecida como lipócito que tem uma capacidade maior de armazenar a gordura.
Os anoréxicos tem uma visão distorcida do próprio corpo e nunca acham que estão magros o suficiente, o que acaba gerando problemas metabólicos, como a ausência de menstruação, hipotermia, diminuição dos batimentos cardíacos, constipação intestinal e distúrbios do sono por compulsão, ansiedade ou agitação.
Na magreza adquirida, os indivíduos passam a perder peso em um determinado momento da vida. Nestes casos, é necessário investigar se há algum tipo de doença associada, como hipertireoidismo, diabetes, doença intestinal ou infecciosa, como 1HIV e tuberculose.
Sugiro procurar um médico endocrinologista e um nutricionista para pensarem juntos em um plano alimentar que possa atender à sua necessidade, se for o caso. Uma psicoterapia também é interessante para que possa trabalhar as questões relacionadas à imagem corporal, alimentação, autoestima, dentre outras.
Diferente do que muitos acreditam, estar magro não é necessariamente um indício de saúde. O Índice de Massa Corporal (IMC) médio de uma pessoa fica entre 20 e 25, e um valor acima disso é considerado sobrepeso. Um índice abaixo de 19 é considerado magreza, mas se o índice chegar a menos de 17, se torna preocupante.