Qual o papel da educação na luta de classes?
Luta de classes, ou lutas de classes, no plural, refere-se a um fenômeno social de tensão ou antagonismo que existe entre pessoas ou grupos de diferentes classes sociais devido aos competitivos interesses socioeconômicos e desejos dessas pessoas diante da lógica do modo de produção capitalista, dando forma a um …
Tanto na escola como na vida, a educação burguesa é um instrumento de dominação de classe, tendo seu poder localizado sobretudo na capacidade de reprodução […] adequadas à reprodução dos interesses e do poder burguês” (PIRES, 2003, p. 47).
A escola burguesa se expressa a partir de três perspectivas: a “escola tradicional”, que é de cunho liberal e revolucionária na medida em que sintetiza os anseios de uma classe ascendente; a “escola nova” também de cunho liberal, porém conservadora, pois defende as posições de uma classe dominante; e as “pedagogias …
Século XVIII: ações e impactos da Reforma Pombalina. Até então, a educação estava sob o comando da Igreja Católica e os professores eram ligados, em geral, a alguma ordem religiosa. Com a chegada do século XVIII, o governo percebeu que pela educação poderia controlar o povo e, para fazê-lo, destituiu os jesuítas.
A luta de classes ocorre devido ao antagonismo de classe. De acordo com Marx, os interesses de cada classe são antagônicos entre si. Ou seja, os interesses da burguesia e do proletariado são diferentes e irreconciliáveis.