Qual o tipo de solo mais duro?
solo argiloso
O solo argiloso é o mais comum no Brasil, é considerado bom para construir, pois ele é bastante denso e se aglutina com facilidade, isso faz com que seja um solo muito resistente quando é bem compactado e permite o uso de fundações rasas como sapatas e radiers.
Em termos de comportamento, a argila é o oposto da areia. Devido à sua plasticidade e capacidade de aglutinação, o solo argiloso é usado há milhares de anos como argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e na preparação de tijolos.
Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.
Em síntese, a composição do solo possui diferentes partículas:
- Areia. No geral, a areia é caracterizada por um acúmulo de pequenos pedaços de rochas ou minerais, responsáveis pela sensação de aspereza (atrito) do solo.
- Silte.
- Argila.
- Arenoso.
- Argiloso.
- Humoso (Orgânico)
- Argissolos.
- Cambissolos.
Solo argiloso Ele pode ser denso ou viscoso, dependendo da umidade e presença de água do local. Sendo assim, a resistência do solo para construção, nesse caso, também é variável, embora mais estável que a do solo arenoso.