Qual origem do Vasco?
Fundado em 1898, na cidade do Rio de Janeiro, o clube ganhou o seu nome em homenagem ao navegador português Vasco da Gama. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o preto, o branco e o vermelho, estilizados na cruz de malta, símbolo do time.
O Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898 como um clube de remo, que escolheram o nome de batismo para homenagear o navegador português Vasco da Gama que em 20 de maio de 1498 chegou ao porto de Calecute, na Índia, se tornando o primeiro europeu a circundar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.
21 de agosto de 1898
A coletividade brasileira Clube de Regatas Vasco da Gama, assim nomeada em honra ao navegador lusitano, foi fundada a 21 de agosto de 1898 no Rio de Janeiro por um grupo de portugueses.
A torcida cruzmaltina acabou por adotar o apelido com muito orgulho, e o aplica àqueles que encarnam o genuíno espírito vascaíno, como o craque Edmundo, que por ocasião do seu regresso ao Vasco em 1996, de Animal foi promovido a Bacalhau.
História da camisa do Vasco O preto e o branco representam a ideia de que o clube está aberto a pessoas de todas as raças e origens sociais, sem discriminação. A faixa diagonal, com a cruz vermelha no peito, usada inicialmente pelos atletas do remo, só foi adotada bem mais tarde pelo futebol.