Qual pomada é boa para bicho-de-pé?
O uso de medicamentos para tirar o bicho do pé deve ser feito conforme a orientação do dermatologista e normalmente é indicado o uso de medicamentos antibióticos em forma de comprimido ou em pomada que deve ser passada no local em que o bicho de pé está alojado.
“Andar descalço, principalmente em ambientes com areia seca, pode acabar com a saúde dos pés de qualquer um”, alerta a podóloga Maria de Lourdes Pinheiros, coordenadora técnica da rede Doctor Feet. O maior perigo é a Tungíase, doença popularmente conhecida como Bicho de Pé.
“Sua permanência dentro da pele causa coceira, infecções e inchaços dolorosos. Se o inseto não for retirado e o local, esterilizado, pode ter conseqüências perigosas, como inflamações mais graves, úlceras, tétano ou gangrenas, que, em alguns casos, levam até à amputação da perna”, afirma o dr.
O ciclo de vida do bicho-de-pé dura cerca de três semanas, com a ferida (com a área de infecção) aumentando de tamanho, conforme a fêmea põe ovos.
O bicho de pé ou tungíase é uma infecção de pele causada pela fêmea do parasita Tunga penetrans. A contaminação ocorre quando a pessoa pisa no solo contaminado sem proteção nos pés.