Qual remédio prejudica a hipertrofia?
Para piorar, um estudo recente comprova que os anti-inflamatórios cujo principal componente é o ibuprofeno (como Advil, Alivium, Algiflex, Doraliv, Ibuprofan, entre outros) inibem a hipertrofia muscular.
Contudo, o uso de menores doses de ibuprofeno (400 mg) não demonstrou nenhum efeito negativo para hipertrofia em jovens (9). Parece haver uma relação dose-dependente, bem como tempo-dependente do efeito de AINEs sobre a hipertrofia.
Quando um anti–inflamatório é ingerido, o processo de hipertrofia se interrompe porque esses medicamentos atuam na inibição de enzimas que são necessárias ao crescimento do músculo em resposta ao exercício intenso.
É o que contribui para o esperado efeito de fortalecimento e de ganho de massa magra. Medicamentos analgésicos, como paracetamol, anti-inflamatórios, como ibuprofeno, e relaxantes musculares costumam ser usados para aliviar esse tipo de dor.
“Os medicamentos utilizados para o tratamento da dor muscular, sejam eles anti-inflamatórios ou miorrelaxantes, podem causar resultados ruins na musculação.