Qual seria a principal causa da fadiga muscular?
A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.
Sendo que as principais causas pesquisadas foram a hipoglicemia; o aumento na razão triptofano livre/ aminoácidos neutros; nível de amônia cerebral; depleção parcial do ATP-CP; falhas na bomba de sódio e Potássio, junção neuromuscular, sarcolema, túbulos T e retículo sarcoplasmático; acúmulo de metabólitos; atividade …
A fadiga é um sintoma médico de um desgaste que pode ser físico ou mental e que vai além do simples cansaço. A pessoa acaba se sentindo sem energia para realizar suas atividades corriqueiras, sentindo uma imensa necessidade de repousar e também pode ter alguns sintomas adicionais, como dores de cabeça, por exemplo.
Esse sintoma é a sensação de cansaço, fraqueza, dor ou queda de desempenho. Geralmente, o problema costuma surgir após a prática de exercícios físicos intensos, quando não há um tempo de descanso necessário para a recuperação do músculo.
A fadiga muscular é definida, na literatura, como uma falha do sistema neuromuscular na capacidade de gerar uma força requerida ou esperada(10). Essa falha durante esforços voluntários pode resultar de diversos mecanismos, tanto centrais quanto periféricos(5).