Quando foi o fim do Renascimento?
A ascensão da burguesia, a expansão do comércio, o aparecimento da mão-de-obra assalariada, aliados ao fortalecimento do poder real – e a consequente formação dos Estados nacionais -, foram fatores que abalaram de vez a estrutura feudal da Europa e provocaram o fim desse sistema no continente.
Esse movimento cultural ocorreu entre os séculos XIV e XVI, principalmente em algumas cidades italianas, e se contrapunha aos valores católicos cultivados durante a Idade Média.
O que foi o Renascimento Pleno? Foi um período que durou vinte anos, entre 1500 e 1520, no qual surgiram as obras dos três principais artistas que conhecemos: Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.
As duas últimas décadas dos séculos XVII e XVIII – o século das luzes – conheceram um amplo movimento cultural: o Iluminismo – conhecido também como Esclarecimento (Aufklarung), Ilustração, Filosofia das Luzes ou Século de Frederico, em referência ao rei filósofo Frederico da Prússia.
As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento. Elas marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna nos séculos XIV, XV e XVI.