Quando foram criadas as medalhas?
1896
A História das Medalhas nas Olimpíadas é um pouco diferente do que se imagina. As medalhas, conhecidas como os símbolos da vitória em dispustas esportivas, não faziam parte da tradição dos Jogos Olímpicos da antiguidade. Elas só entraram para a competição nas edições modernas, a partir de 1896.
776 a. C.
As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a. C., na cidade de Olímpia. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade estavam associados a rituais religiosos e prestavam homenagens a deuses gregos, como Zeus. Após o fim das Olimpíadas antigas, em 393 d.C., os jogos voltariam a ocorrer somente 1503 anos depois.
As medalhas pesam praticamente meio quilo, mas a composição de cada uma varia: as de ouro são feitas com 550 gramas de prata reciclada coberta por 6 gramas de ouro, também reciclado; as de prata são produzidas 550 gramas do próprio material; as de bronze possuem 450 gramas de bronze vermelho.
Foi a partir de St. Louis 1904 e nos dois jogos seguintes que medalhas de ouro sólido começaram a ser dadas, mas elas eram pequenas. Anos mais tarde, o Comitê Olímpico Internacional atribuiu retroativamente medalhas de ouro, prata e bronze aos três primeiros colocados dos eventos de Atenas 1896 e Paris 1900.
Troféus e medalhas simbolizam a vitória em algum evento competitivo. Os metais ouro, prata e bronze representam a classificação do ganhador, primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. Tanto os troféus quanto as medalhas se caracterizam como a representação da vitória em algum evento de caráter competitivo.