Quantas vezes por ano acontece a pororoca?
A pororoca é resultado da atração simultânea da Terra com o sol e a lua, o fenômeno apresentado nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril possui características particulares, três grandes ondas adentram nos canais dos rios, provocando o fenômeno “terras caídas” que consiste no desmoronamento de grandes quantidades …
Ocorrência da pororoca Na França, por exemplo, acontece no Rio Sena, Gironda e Charante. Já no Brasil, o Rio Amazonas – o mais famoso no país – é o local mais favorável para o acontecimento. Há outros lugares em terras tupiniquins que também acontece o fenômeno, como na Ilha de Marajó, no Pará.
O encontro de águas, do rio Araguari com o Oceano Atlântico, foi afetado e, desde 2013, a pororoca não mais acontece. Segundo o ICMBio, a atividade pecuária, principalmente a criação de búfalos, criou valas e canais que drenaram o curso d'água.
Em sua origem tupi, essa palavra quer dizer algo como “causar um grande estrondo”. Ela foi adotada para se referir a um dos mais impressionantes fenômenos da natureza – que ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial.