Quanto tempo a Covid 19 permanece ativo em diferentes superfícies?
Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine mostra que o novo coronavírus pode permanecer em suspensão no ar por até três horas, mas ele sobrevive bem mais em superfícies. Os resultados sugerem que o vírus pode permanecer por dias em maçanetas de portas, bancadas e outras superfícies duras.
As gotículas liberadas por pessoas infectadas, contendo as partículas do SARS-CoV2, podem permanecer no ar de 15 minutos a 3 horas. Essa permanência é dependente das condições de ventilação do ambiente. Ambientes bem ventilados tendem a dispersar os aerossóis mais rapidamente.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, publicado pelo Centro de Controle de Doenças do EUA (CDC), o período de incubação da ômicron no organismo é de três dias. Ou seja, a pessoa com o vírus desenvolve os sintomas mais rapidamente do que quando é infectada pelas demais variantes.
Clóvis Arns da Cunha, recomenda sete dias de afastamento em isolamento respiratório domiciliar para os pacientes com COVID-19 sintomáticos, desde que estejam sem febre nas últimas 24 horas e com melhora dos sintomas. Para os que se mantém sintomáticos no sétimo dia, manter o isolamento por 10 dias.
Atualizada em 29/04/2022: A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%. Tome cuidado ao usar água sanitária, pois ela é tóxica e pode prejudicar o trato respiratório (órgãos que usamos para respirar).